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A fonoaudiologia é a ciência que se ocupa da pesquisa, prevenção, diagnóstico da habilitar e reabilitação das funções envolvidas com a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz nas funções orofaciais e na deglutição.
O fonoaudiólogo por atuar em parceria com fisioterapeutas, dentistas, otorrinolaringologistas, neurologistas, psicólogos, etc. Com dentistas, trata de males que podem causar ou agravar problemas ortodônticos, como vícios de mastigação e deglutição. Auxiliam profissionais que utilizam a voz, como cantores e atores, e até mesmo professores. Pode trabalhar em clínicas, consultórios, escolas, hospitais, emissoras de televisão, empresa, etc.
Para exercer a profissão é preciso registar o diploma no Conselho Regional de Fonoaudiologia.

História da fonoaudiologia

A fonoaudiologia é uma ciência estudada nas universidades em mais de um centena de países do mundo e existe a mais de um século.
A primeira referência formal é de 1900, quando a Hungria reconheceu a profissão e criou a primeira faculdade de fonoaudiologia no mundo.
No Brasil, a sua história é ainda mais antiga, se considerada a sua associação com a Educação Especial. A primeira marca identificatória da profissão é da época do Império, com a criação, em 1854, do Imperial Colégio, voltado para meninos cegos (hoje conhecido como Instituto Benjamim Constant). No ano seguinte, foi criado o Colégio Nacional, destinado ao ensino dos deficientes auditivos. Em 1912, documentos comprovavam que a Fonoaudiologia já se diferenciava da educação especial, com o início de pesquisas específicas, relacionadas aos distúrbios da voz e da fala, e com a implantação de cursos de orientação a professores.

Desde a década de 30 já se detectava a idealização da profissão de Fonoaudiólogo, oriunda da preocupação com a profilaxia e a correção de erros de linguagem apresentados pelos escolares.
Na década de 60 deu-se início ao ensino da Fonoaudiologia no país, com criação dos cursos da Universidade de São Paulo (1961), vinculado à Clinica de Otorrinolaringologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina, e da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1962), ligado ao Instituto de Psicologia. Ambos ainda estavam voltados à graduação de tecnólogos em Fonoaudiologia.
Nos anos 70, tiveram início os movimentos pelo reconhecimento dos cursos e da profissão. Então foram criados os cursos em nível de bacharelado. O da Universidade de São Paulo foi o primeiro a ter seu funcionamento autorizado, em 1977.
Sancionada em 9 de dezembro de 1981, pelo então presidente João Figueiredo, a Lei nº6965, que regulamentou a profissão de Fonoaudiólogo, veio ao encontro dos sonhos de uma categoria profissional, que ansiava ser reconhecida. Além de determinar a competência do fonoaudiólogo, com a lei foram criados os Conselhos Federal e Regionais de Fonoaudiologia, tendo como principais finalidades a fiscalização e orientação do exercício profissional. As atividades dos Conselhos Federal e Regionais tiveram início efetivo em 1983.
Em 15 de setembro de 1984 foi aprovado o primeiro Código de Ética da profissão, que elencava os direitos, deveres e responsabilidades do fonoaudiólogo, inerentes às diversas relações estabelecidas em função de sua atividade profissional. Este texto foi revisado em 1995, em decorrência do crescimento da profissão, da ampliação do mercado de trabalho e da maior conscientização da categoria.



As especialidades da fonoaudiologia
Audiologia
Por meio da audição é que se adquire, normalmente, a comunicação oral. Doenças na gestação, infecção de ouvido, uso indiscriminado de medicamentos, exposição a ruídos intensos e outros, podem causar alterações auditivas, comprometendo a comunicação e a qualidade de vida do indivíduo.
Linguagem
É a especialidade que trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional.

Motricidade
Nesta especialidade, o fonoaudiólogo habilita/reabilita funções relacionadas a respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação.

Saúde Coletiva
É um campo da fonoaudiologia voltado a construir estratégias de planejamento e gestão em saúde, no campo fonoaudiológico, com vistas a intervir nas políticas públicas, bem como atuar na atenção à saúde, na esferas de promoção, prevenção, educação e intervenção, a partir do diagnóstico de grupos populacionais.

Voz
Representa a identidade do indivíduo, pois expressa seus sentimentos. É produzida pelas pregas vocais e quando estas não funcionam adequadamente, a voz é alterada, podendo ficar rouca, abafada, soprosa, comprometendo o trabalho e a vida pessoal. O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantadas (disonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais.

Fonoaudiologia Escolar
O fonoaudiólogo participa da Equipe de Orientação e Planejamento Escolar, inserindo aspectos preventivos ligados a assuntos fonoaudiológicos. O objetivo do trabalho fonoaudiológico na escola deve estar voltado à promoção, aprimoramento e prevenção de alterações relacionadas à audição, linguagem (oral e escrita), motricidade oral e voz, visando favorecer e otimizar o processo de ensino de aprendizagem.

Fonoaudiologia Estética
A estética facial é uma prática inovadora baseada na motricidade oral. Tem como objetivo trabalhar a musculatura facial através de relaxamentos musculares, exercício específicos e orientações diárias para que o paciente tenha conhecimento de suas expressões e hábitos, de forma que proporcione condições para modificá-los e obter o que grande parte das pessoas busca: saúde e beleza.




Os Símbolos

Os símbolos emblemáticos da fonoaudiologia foram oficializados pela Resolução nº 278, de 07/07/2001, CFFa, sendo que o heráldico da fonoaudiologia é construído da seguinte forma:
Um círculo contendo em sua parte superior o nome da profissão - "Fonoaudiologia", em cor azul royal; ao centro a letra "F" estilizada, na cor vermelha; ao fundo e ao redor da letra "F" duas figuras geométricas, de forma côncava, raiadas e em sua parte inferior, losangos na cor vermelha, conforme matriz à disposição na sede  dos Conselhos de Fonoaudiologia. A forma estilizada no centro do heráldico tem dupla significação e referencia-se à emissão e recepção do som pelo corpo humano. O "F", de fonoaudiologia, em primeiro plano no heráldico, lembra o despertar da serpente em movimento ascensional. Esse movimento nas práticas derivadas da sabedoria oriental, desperta o homem para a compreensão mais ampla da vida e do universo. Nesse sentimento é também força de cura, de vivificação e os raios do outro referenciando-se à emissão e recepção do som pelo corpo humano.


Juramento

"Neste momento, ao assumir a profissão de Fonoaudiólogo, obrigo-me solenemente a dedicar meu trabalho à Humanidade, utilizando o domínio desta ciência em todas as suas formas de expressão, prevenindo, orientando e tratando todos aqueles que o necessitarem.
Respeitarei os segredos que me forem confiados. Manterei, por todos os meios ao meu alcance, a honra da minha profissão.
Não permitirei que considerações de ordem religiosa, de nacionalidade, de raça, de ordem política ou de padrões sociais se interponham entre o meu dever e o meu semelhante e não usarei meus conhecimentos contra as leis humanas.
Faço tais promessas solenemente, livremente sob minha palavra de honra."

Adaptação da Declaração de Genebra - 1948